
A produção de aço bruto no Brasil durante o mês de fevereiro totalizou 2,720 milhões de toneladas, registrando uma diminuição de 1,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (21) pela Aço Brasil, entidade que representa as indústrias siderúrgicas do país.
Ao longo dos dois primeiros meses do ano, a produção apresentou um aumento de 0,9%, alcançando um total de 5,53 milhões de toneladas.
A produção de laminados longos em fevereiro cresceu 1,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, resultando em uma expansão de 1,9% no acumulado bimestral. No que diz respeito aos laminados planos, houve um leve aumento de 0,2% no último mês, embora a produção nos dois primeiros meses tenha mostrado uma queda de 1,5%.
As vendas no mercado interno atingiram 1,7 milhão de toneladas em fevereiro, representando um crescimento anual de 8,1%. No total bimestral, as vendas aumentaram 6,6%, totalizando 3,39 milhões de toneladas.
Parte desse crescimento foi impulsionada pelo aumento das importações, que subiram 25,6% nos dois primeiros meses do ano, totalizando 1,02 milhão de toneladas, mesmo com a implementação do sistema de defesa comercial aprovado pelo governo no ano anterior.