Entre os alimentos com aumento de preços, os ovos e o café são as principais preocupações do governo, de acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em uma entrevista ao podcast Inteligência LTDA, na última sexta-feira (21), o ministro comentou que o Brasil está exportando uma quantidade limitada de ovos e que, por trás do aumento de preços, “pode haver concentração de mercado e especulação de preços”.
Desde o final do ano passado, o governo tem se preocupado com o aumento nos preços dos alimentos, em um momento em que a popularidade da administração está em queda. No início de março, uma série de ações foi lançada para reduzir os custos com alimentos essenciais.
Na mesma ocasião, Haddad expressou confiança de que a maioria dos preços deve cair, embora alguns ainda exijam atenção especial.
O ministro também mencionou que o presidente pediu ao Ministério da Agricultura e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para investigarem melhor a situação dos preços dos ovos.
No que diz respeito ao café, a preocupação é maior, pois o aumento de preços está relacionado a uma questão global de oferta e demanda, não se limitando apenas ao Brasil.